quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Melhores Video-Clipes da Década (pt1)

Bom a década acabou, e eu gostaria de fazer meu primeiro top da época, de clipes! Queria muito fazer um de albuns, mas tenho muitas indicações interessantes ainda para ouvir, então prefiro esperar mais um pouco...

Adoraria poder colocar "Coffe and Tv", clipe do Blur em primeiro, mas como ele foi lançado no finalsinho dos anos 90 então nem posso...sniff sniff...

Tentei não repetir nenhum artista/banda até para tentar ser o mais variado possível, se não metade do top ia ser composto por Weezer, Chemical Brothers e Ok Go, bandas que só possuem clipes fantásticos...

O top 20 está dividido em 2 posts, até para não ficar algo tão cansativo de ler, e deixar um pouco curioso o pessoal que acompanha meu blog... :P
Tentei colocar link para todos os vídeos para serem visualisador direto do blog, mas como alguns estavam desativados para serem "incorporados", postei o link para quem quiser ver.

Os critérios usados foram os mais variados, desde a qualidade das imagens, fotografia, sincronia com a música tocada e etc...até nos quesitos história, criatividade para ser feito, e o que o vídeo representou na época também é algo que eu considerei.

Em clips eu posso dizer que vi boa parte dos clipes lançados na década, sejam os bons ou ruins, acho que posso fazer uma lista com uma certa coerência sim. Obviamente aos mais desavisados esta lista se baseia muito com o meu gosto musical, embora vou citar clipes de artistas que eu escuto pouco ou simplesmente nem ouço mas o clipe vale a pena ver independente de gosto musical, vamos para a primeira parte deles:

20- Kasabian - Fire

Os clipes do Kasabian são sempre incríveis, muito bem dirigidos e com imagens incríveis, foi bem difícil selecionar apenas um, mas escolhi este que é de uma música do último álbum deles e consegue refletir bem o clima que a música proporciona.



---

19- Foo Fighters - Long Road to Ruin

O foo Fighters é uma banda que também tem uma certa "tradição" em video-clips, poucas bandas conseguem inserir tanto humor nos vídeos como eles, embora seus melhores clipes sejam os dos anos 90, este aqui é um dos que mais tem a "cara" da banda que foi lançado nesta década.

http://www.youtube.com/watch?v=f9xiobb4yqM

---

18- Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent

Apesar de serem uma banda relativamente nova, sempre se destacaram por ter bons clipes, isso fora a sincronia perfeita com o vídeo, notado pelas variações de velocidades tanto nas imagens quanto na música...



---

17- Gorillaz - Clint Eastwood

Outra banda que não poderia faltar é o Gorilaz que é um projeto paralelo de Damon Albarn (ex-Blur), que não só incorporou desenho animado nos clipes (pouquíssimos conseguiram fazer isso com qualidade...) como também deu uma chacoalhada na forma como as bandas eram vistas na época, já que o Gorillaz era uma banda 100% digital...Este foi o primeiro clipe da banda e talvez um dos mais marcantes sem dúvidas.

http://www.youtube.com/watch?v=UclCCFNG9q4

---

16- Muse - Undisclosed Desires

O Muse na minha opinião é uma das melhores bandas "ao vivo", e apesar de terem outros clipes exelentes selecionei este que é "fresquíssimo", fruto do seu último álbum, que mostra nada mais que a própria banda tocando. Mas que mesmo assim consegue ser muito criativo e ter uma produção incrível, digna de Muse.



---

15- Moby - This World

Da mesma forma que Coffe and Tv do Blur foi marcante, este vídeo do Moby também foi bem marcante na época. Ao invés do leitinho, uma turma de pequenos extraterrestres protagonizam o vídeo, algo que mais tarde praticamente se tornou a "marca" do Moby.



---

14- 30 Seconds to Mars - A Beautiful Lie

Ta aí uma banda que nunca parei para escutar, e que embora ja tenha visto diversos clipes deles devo admitir que não é muito o meu estilo. No entanto este clipe vale muito a pena assistir, pela qualidade das imagens e pelos efeitos simples usados mas que deram um efeito "magnífico" no geral...Muito bom!



---

13- R.E.M. - Imitation of Life

Infelizmente neste clipe não consegui achar uma versão boa para a visualização, já que todas no youtube estavam com o audio desativado (por motivos da gravadora), mas colocarei o link mesmo assim para quem ficou curioso, logo se virem na tv ou acharem para baixar não percam a oportunidade de ver, vale até tentar sincronizar a música com o vídeo. O clipe é incrível e tem uma sincronia muito interessante com a música também. Só avisando que neste vídeo de pouco mais de 4 minutos, ele foi gravado em apenas um take de 20 segundos...





---

12- Outkast - hey ya!

Oras quem nunca viu este clipe? Talvez tenha sido o principal vídeo-clipe daquele ano para muita gente, e na minha opinião, nunca uma banda de black music conseguiu fazer um clipe tão bom, apesar de também não escutá-los não tem como não se render ao humor e qualidade deste clipe.

http://www.youtube.com/watch?v=4wl6R8u6Zus

---

11- UNKLE feat. Thom Yorke - Rabbit in Your Headlights

O UNKLE é outro que prioriza a qualidade nos seus vídeos e neste não foi diferente, em uma parceria com Thom Yorke do Radiohead, conseguiram fazer um clipe que dispensa comentários, inclusive pelo seu final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário