quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Qual o segredo do @realwbonner ??

Olá!

Não adianta, hoje praticamente não tem discussão, é unanimidade: o Willian Bonner (@realwbonner) é a maior celebridade nacional no twitter.

Pode soar engraçado para alguns (principalmente para quem não participa do microblog), mas o “âncora” do Jornal Nacional conseguiu o feito que pouquíssimas (pouquíssimas MESMO) celebridades conseguiram até agora, que é ser adorado e admirado pela grande maioria dos seus seguidores.

Afinal, qual o segredo? Em meio a tantos livros/e-books que cada vez mais vem surgindo do tipo: "como usar o twitter", "o twitter para celebridades", e etc.; como o Willian Bonner conseguiu em tão pouco tempo uma popularidade que pode ser invejada até por outras celebridades? E digo mais, aposto que ele não leu nenhum destes livros.

O segredo usado talvez seja só um: Espontaneidade.

Oras, como você identificaria uma celebridade no twitter? Provavelmente é alguém com um número exorbitante de seguidores que segue um número seleto de pessoas, e que por mais que o twitter seja um local de interação, elas não interagem com quase ninguém. Este é o estereótipo de uma celebridade no twitter.

A maioria das celebridades no twitter entram com apenas um propósito: Se promover.
Não que simples usuários também não tentem se promover, afinal se não nos promovermos não teria o porquê trabalhar/estudar etc.
O que acontece na maioria das vezes é que "se promover", é a única razão das celebrities na rede-social, o que, diga-se de passagem, não ocorre com os usuários "não-famosos". Por mais que tenha muita gente que só queira ter mais "followers" que outros, para uma boa parte da rede social, a principal razão de estar lá é uma só: a interação.

Por mais que eles pareçam amigáveis e receptivos nos primeiros twits, mais cedo ou mais tarde, eles só irão logar para postar coisas do tipo: "olhem meu novo trabalho", "olha, estou no tal programa". E somem, sem nem ao menos se darem ao trabalho de responderem as mensagens dos fãs mais fervorosos.

Sim claro, nem todo mundo é desocupado que nem eu para ficar twittando várias vezes ao dia, muito menos os famosos que devem receber 65239595625² mensagens por dia de pessoas ávidas por respostas. Mas convenhamos, chega a ser engraçada a forma como algumas celebridades “tentam” twittar, fingindo uma naturalidade que nem sempre existe. É algo semelhante quando aquela sua tia tenta se enturmar com o pessoal mais jovem falando gírias ou se mostrando a pessoa mais “modernex” do mundo e no final acaba virando piada.

E onde que entra o @realwbonner nisso tudo? Bom, ele que com uma percepção digna de “não-celebridade” parece que entendeu de fato o propósito do twitter. Ele é totalmente o avesso de 99% das celebridades do microblog. Ele RESPONDE aos usuários (pelo menos alguns, afinal deve ser humanamente impossível responder a todos), reage as críticas e tiração de sarro rindo de si próprio com ironia (ah, se todos fossem assim...)e promove a interação.

Bom, pra finalizar o post, uns twits que ele deu recentemente e acho que simboliza um pouco o que foi tratado aqui:

"E aos que buscam explicação heterodoxa para as bobagens que lêem aqui, desistam. Tio @realwbonner é contrário a drogas . É só bom-humor." @realwbonner

e agora pouco, enquanto eu estava terminando de escrever este post ele solta uma sequência de twits que agora me obriga a admirar um pouco mais esta pessoa.

Mas é fato que minha atividade profissional me obriga a botar limites nessa brincadeira toda. Basta que vocês revisem a minha timeline.

da mesma forma que o Jornal nacional não emite opinião, faço o mesmo aqui. Porque seria fácil as pessoas confundirem as coisas.

Nós consideramos útil para o público que o JN ofereça informação objetiva. E que cada um forme sua opinião.

Assim, que sentido faria eu ficar aqui dizendo o que acho certo e errado em questões verdadeiramente importantes? Nenhum sentido.

No Twitter, eu me divirto muito com essa bobagem que escrevo. e vejo que muitos de vocês também se divertem e se surpreendem.

Mas isso é twitter. Mensagens curtas, descompromissadas. Um blog seria insuportável, só com essas brincadeiras. Não sou humorista.

Sou um jornalista. E uma pessoa bem-humorada, digamos assim. então, em nome disso tudo, blog não rola.

mesmo o twitter eu vou ter que diminuir, pra dar conta da trabalheira que vem pela frente nas próximas semanas. É isso.

e notarão que não ponho, aqui, opiniões sobre questões relevantes e polêmicas. Podem apostar que eu tenho essas opiniões. Mas...

No Twitter, eu me divirto muito com essa bobagem que escrevo. e vejo que muitos de vocês também se divertem e se surpreendem.


Ás vezes você pode até pensar que ele está surtando com alguns twits (o do helicóptero alguém?), mas ele sabe muito bem separar seu trabalho e sua vida de jornalista, de sua vida no Twitter, talvez seja esta a explicação por ele não usar o twitter apenas para "se promover" e sim, para promover a interação.

É isso aí, continue twittando @realwbonner mesmo que v0cê não tenha a mesma frequência de antes mas saiba que poucos usuários tem seguidores tão fiéis, e de todos estes seguidores você sabe que a maioria REALMENTE te admira pela sua personalidade, carisma e jeito de ser; Não como muita gente que tenta "forjar" a própria popularidade.

é isso. ;)

Um comentário:

  1. gente me segue ai tbm no twitter nao sou william bonner mas sou legal tbm.....me segue ai galera

    twitter.com/evandroreislima

    ResponderExcluir